Morre João Mineiro, da dupla João Mineiro & Marciano

segunda-feira, 26 de março de 2012

O domingo, 25 de março, foi bem mais cinzento e desafinado para os amantes da música sertaneja e para a história da música popular. Na madrugada do domingo, o cantor João Mineiro, da dupla João Mineiro e Marciano, faleceu, aos 76 anos, vítima de complicações pós-cirugicas. O cantor teve o estado de saúde agravado por problemas cardíacos e diabetes. A cerimônia de despedida aconteceu na manhã deste domingo (25) e o corpo será enterrado na segunda-feira (26) em Andradas, no sul de Minas Gerais.

Sertanejo de raiz ( Ou Root’s como dizem hoje)

Referência no gênero sertanejo, João Sant'Angelo fez história da música brasileira ao lado de José Marciano com a dupla João Mineiro e Marciano. João Mineiro, que iniciou sua carreira como humorista, fundou a parceria com seu companheiro durante a década de 70.

O primeiro lançamento veio em 1973. Do registro saíram canções como Filha de Jesus e Chovisco da Madrugada. O sucesso da dupla atravessou os anos 80, ganhou programa na TV e culminou em uma turnê nos Estados Unidos, em 1990, e a gravação de um disco em espanhol, em 1991. A dupla terminou sua parceria em 1993.

Com o falecimento de João Mineiro o sonho vê-lo cantar, outra vez, ao lado de Marciano foi totalmente finalizado. Desde 1993, João Mineiro cantava ao lado de Mariano, com quem se uniu após se separar do Marciano.

De acordo com André Piunti, blogueiro do Universo Sertanejo – que é o principal blog de música sertaneja no Brasil, em seu post sobre o falecimento do cantor, o retorno nunca aconteceu muitos problemas e desentendimentos que chegaram a ir parar em tribunais. Muitas propostas financeiras foram feitas para que a união fosse retomada, mas a dupla nunca topou.

Para um portal de internet ( Globo.com), o parceiro Mariano, que fazia dupla com João Mineiro, afirmou que sua morte foi "uma das maiores perdas do meio artístico e do sertanejo no Brasil". "Eu nunca vi uma pessoa tão carismática no palco como ele. Ao longo desses 20 anos, percorremos o país inteiro e ele sempre conquistou amigos por onde passou do meio artístico e do sertanejo no Brasil”.

Pelo twitter, vários cantores e personalidades lamentaram a morte do cantor – que certamente é referencia musical para vários artistas em inicio de carreira. Para homenageá-lo deixo o vídeo da canção “Ainda ontem chorei de saudade”, um dos maiores sucesso da carreira do ídolo.

Fonte: http://espacodafernanda.blogspot.com.br/2012/03/musica-brasileira-perde-joao-mineiro-o.html

0 comentários:

Postar um comentário

 

Postagens populares