Fábrica de Sucessos é a revolução no mercado fonográfico

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Com o objetivo de revolucionar o mercado fonográfico, na próxima sexta-feira (10), será lançada no denominado “universo on-line” a plataforma virtual Fábrica de Sucessos, com o objetivo de facilitar o contato entre compositores e intérpretes de todos os estilos musicais nos quatro cantos do Brasil.

A ideia veio após a percepção do diretor comercial deste projeto, Marlon Oliveira, da forma “ultrapassada” e “demorada” que muitos artistas têm na escolha de seu repertório. Marlon, que também é cantor e compositor, teve a ideia de criar um site para resolver esse problema, unindo o útil ao agradável.

Segundo ele, um dos processos mais importantes da carreira de um artista é a escolha do repertório. Porém, nem todos têm acesso a esses compositores e não sabem como fazer para buscar novas composições.

Na visão de compositor, Marlon percebeu que muitos que escrevem ficam limitados a expor suas obras na internet, sem nenhum cuidado e sem a devida proteção ao seu direito autoral. Além disso, muitos destes compositores não têm acesso aos grandes centros, produtores ou artistas.

O grande diferencial desta plataforma é centralizar em um único lugar composições e opções para criação de repertório. Os tradicionais métodos de compositores enviarem CDs, e-mails ou utilizar redes sociais para mostrarem suas obras aos intérpretes, sem o cuidado essencial para que a canção não seja repassada sem seus devidos créditos, será abolida.



O PROJETO:

A Fábrica de Sucessos é uma plataforma virtual, em que compositores de qualquer lugar do país e de qualquer gênero musical poderão se cadastrar e hospedar suas obras. Nessa mesma plataforma, os intérpretes, que buscam músicas para os seus repertórios, poderão ouvir e selecionar as que desejam gravar.



No mês de lançamento (outubro) o site estará aberto apenas para os compositores realizarem seus cadastros e hospedarem suas obras inéditas. Após um mês, o acesso será liberado aos produtores, empresários e intérpretes de todo o mercado fonográfico.



COMO FUNCIONA:

Compositores: Ao acessar o site da Fábrica de Sucessos (www.fabricadesucessos.com), o compositor deverá realizar o cadastro com dados pessoais e se pertence ou não a alguma associação ligada ao ECAD. Ao terminar o cadastro, o compositor deverá aceitar um termo de responsabilidade, declarando que todas as informações ali apresentadas são verdadeiras, além de estar de acordo com a política de uso do site. Então ele fará o upload da música dele e informações de cada obra (nome de outros compositores caso tenha, letra, gênero que ela pertence e palavras-chave que compõe a música). Ao final do processo, deverá ser paga uma taxa anual por cada obra hospedada.



Intérpretes: Os cantores, produtores e/ou empresários musicais interessados em gravar uma canção também deverão realizar um cadastro pessoal no site e aceitar o termo de responsabilidade por todas as informações prestadas bem como a política de utilização do site. O próximo e mais esperado passo são as buscas.

O interessado poderá ouvir as músicas inéditas, separadas por gêneros ou por busca com palavra-chave. Ele terá um painel de controle próprio, onde poderá separar as músicas que mais gostou e fazer uma triagem. Se houver interesse em gravar alguma obra, o formulário de gravação deverá ser preenchido para a emissão da liberação da obra que, por sua vez, será enviado ao compositor. O mesmo devolverá uma via assinada, autorizando a gravação de sua obra. O interessado faz o pagamento do licenciamento da obra escolhida pelo próprio site de forma direta (quando não houver editora) ou para a editora responsável. O valor final é definido pela quantidade de cópias solicitadas.

Já o site repassará o valor ao compositor como forma de antecipação de venda.

AS VANTAGENS:

O compositor, de qualquer segmento e de todo Brasil, tem uma vitrine segura e prática para mostrar suas obras ao mercado fonográfico, garantindo a proteção autoral e garantindo uma visibilidade artística, antes não alcançada.

O intérprete tem acesso a um banco de dados com milhares de obras inéditas, dos mais variados gêneros musicais, podendo ouvir e escolher o seu repertório por meio de um computador, tablet ou smartphone de forma rápida, prática e segura.



“É um projeto exclusivo e inovador, não há nada igual no mercado”, afirma Marlon Oliveira

0 comentários:

Postar um comentário

 

Postagens populares