Duplas Resgatam Sertanejo Tradicional

quarta-feira, 2 de março de 2011

Ninguém sabe onde isso vai parar. O sertanejo universitário já se fundiu com pop, com rock, com forró, com axé e até mesmo com reggae. Alguns artistas, porém, procuram manter o contato com as origens e estão dispostos a voltar atrás. É o caso de duplas como João Neto & Frederico, Marcos & Belutti e João Carreiro & Capataz.

João Neto & Frederico está lançando um CD e um DVD dedicados inteiramente às modas de viola, chamados "Só Modão". "Desde pequenos escutamos a música sertaneja em casa com meu pai. Regravar as canções que fizeram parte da nossa história sempre foi um grande desejo", diz Frederico. Para o cantor, esse movimento de resgate é natural. "Todas as duplas da nova geração também sofreram influência da moda de viola. É muito legal, hoje em dia, podermos transitar pelas duas vertentes e mostrar a música sertaneja de raiz aos jovens."


João Carreiro reconhece que se distanciou do chamado sertanejo de raiz por necessidade. "Crescemos escutando moda de viola, o nome da nossa dupla é até uma homenagem a Tião Carreiro e Pardinho", diz João Carreiro, referindo-se à dupla clássica dos anos 1950. "Tivemos que modernizar o nosso som por uma questão comercial", admite. Ainda assim, o DVD "Xique Bacanizado - ao Vivo", da dupla, traz um linguajar interiorano e uma pegada que remete à moda de viola.

Fonte: Jornal Agora SP
Texto: Carlos Messias



0 comentários:

Postar um comentário

 

Postagens populares