Zé Henrique e Gabriel - Lançamento do clipe da nova música de trabalho "Solidão dando risada".

terça-feira, 30 de março de 2010


“ANIMAÇÃO 3D DA Música SOLIDÃO DANDO RISADA”



INTRODUÇÃO

O novo clipe da dupla Zé Henrique & Gabriel será uma grande novidade no mundo da música sertaneja. Desenvolvido por meio da tecnologia 3D, trata-se de uma animação de três minutos e meio de duração, que, através de um concept art jamais visto neste meio musical, tem um enredo divertido e envolvente que ilustra perfeitamente a bela composição de Zé Henrique “Solidão dando risada”.



SOBRE A HISTÓRIA

Tudo começa em um hotel, na Cidade do México (MEX) para, então, terminar em um cinema do centro da cidade de São Paulo (BR). Com uma boa dose de humor, esta verdadeira viagem continental conta a história de um homem que ama uma mulher, mas optou por curtir a vida de solteiro e não viver este amor.

Mas por que o México?

O criador e diretor do clipe, Adriano Ale, ao ouvir a música, logo se imaginou em solo mexicano, como se a canção o levasse para uma viagem sobre o continente latino americano. Essa inspiração, gerada pelos arranjos e melodia da obra musical, motivou toda a criação e desenvolvimento do clipe.

Zé Henrique e Gabriel embarcam com tudo nessa história e embalam todos os acontecimentos da animação.



SOBRE O CONCEPT ART
Hoje, muitas portas se abriram para a música sertaneja. Canais televisivos, antes focados em outros estilos, como MTV e Multishow, atualmente oferecem importantes espaços para esse segmento. Desde modo, ao elaborar o concept art do clipe, preocupou-se em desmistificar estereótipos e consolidar o estilo musical como grande expressão da música popular brasileira.

Assim sendo, o concept art e a linguagem utilizada no clipe são atuais, “descolados” e cativantes, de maneira que, independente de gostos, estilos e idade, as pessoas possam se identificar com a animação e apreciar a beleza do conjunto da obra artística.



DADOS TÉCNICOS / ETAPAS DA PRODUÇÃO
A produção de um clipe de animação 3D é um processo complexo, dividido em etapas que exigem um árduo trabalho de pesquisa e todo o conhecimento e habilidade técnica de seus executores.

Para o desenvolvimento do projeto, a equipe de produção realiza as seguintes etapas:

· Briefing: captação de informações relevantes para a produção do clipe.

· Script: a partir das informações levantadas no briefing, constrói-se a história e a personalidade das personagens.

· Storyboard: a história é transcrita em quadros com imagens para a melhor visualização das cenas.

· Model Sheet: as personagens são desenhadas e preparadas para a modelagem.

· Modelagem dos cenários e personagens: através do software 3D utilizado, os elementos da história ganham tridimensionalidade.

· Texturização: as personagens e ambientes modelados recebem texturas, que acrescentam realismo à animação.

· Iluminação: além de proporcionar realismo à animação, a iluminação, assim como no cinema convencional, enfatiza cada cena, de acordo com o sentimento expressado.

· Animação: a animação compreende 3 sub etapas:

- Rigging: é o desenvolvimento da estrutura óssea das personagens.

- Rig Facial: é a criação ou reprodução das expressões faciais das personagens.

- Lip Sinc: é a sincronia labial das personagens com a canção.

· Efeitos Especiais: são acrescentados detalhes de ambientalização como poeira e nuvens.

· Renders: processo de finalização que se adéqua aos recursos utilizados nas demais etapas de produção.



SOBRE A EQUIPE DE PRODUÇÃO
Além do concept art e tipo de animação utilizada, o clipe possui como característica inovadora sua própria concepção. Enquanto produções deste nível de qualidade são realizadas por equipes de profissionais distintos para cada etapa do processo produtivo, essa animação está sendo desenvolvida por um único criador: Adriano Ale.

Diretor da Alphamedia Design e Comunicação, Adriano é formado em produção 3D e realiza todas as etapas do processo de criação do clipe. Desde o briefing, até a finalização da animação, tudo é desenvolvido por ele. Isto representa mais foco e objetividade em cada momento da criação e significa mais um atrativo do clipe, que quebra paradigmas nos molde de produção já estabelecida no mercado.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Postagens populares