São João 2017 de Campina Grande tem 'invasão sertaneja'

quinta-feira, 20 de abril de 2017


O fenômeno da música sertaneja vai invadir o Maior São João do Mundo, em Campina Grande, na edição 2017. Divulgada nesta quarta-feira (19), a programação conta com 10 grandes nomes do gênero - a exemplo de Maiara e Maraisa, Simone e Simaria, Luan Santana, Bruno e Marrone e Henrique e Juliano -, que vão se juntar aos tradicionais artistas de forró que já animam a festa no Parque do Povo há 34 anos. Ao todo, 68 atrações que vão se apresentar durante os 31 dias de festa já foram anunciadas.

O número de artistas sertanejos de 2017 é o mesmo dos anos de 2012 a 2016 somados. Em relação ao ano passado, o aumento na quantidade de atrações foi de 900%. Nos últimos cinco anos, 2014 havia sido o ano com mais shows de música sertaneja, com quatro atrações e apenas duas de expressão nacional - Cristiano Araújo e Thiago Farra. Diante do aumento, a empresa organizadora ressaltou que 60% da grade principal da festa é composta por grupos de forró.

A dupla Simone e Simaria, também conhecidas como As Coleguinhas, já esteve na programação em 2013, 2014 e 2015, porém, na época, cantavam apenas forró. A partir de 2016, aderiram também ao sertanejo e, naquele ano, tiveram a participação no Maior São João do Mundo cancelada. O ano de 2017 vai marcar a primeira apresentação da dupla no São João de Campina Grande após o sucesso nacional conquistado com a repaginação da dupla. Além delas, o São João de Campina Grande vai contar este ano com outro grande nome da nova geração do sertanejo feminino, Maiara e Maraisa.


Outra diferença deste ano é a projeção nacional das atrações. Enquanto que de 2012 a 2016 as atrações sertanejas eram principalmente locais - com exceção apenas dos shows de Léo Magalhães (2012), Cristiano Araújo (2014) e Thiago Farra (2014) -, todas as apresentações do gênero em 2017 são de artistas com expressão nacional.

Além das duas atrações do sertanejo feminino, o Parque do Povo recebe, este ano, Luan Santana, Henrique e Juliano, Fernando e Sorocaba, César Menotti e Fabiano, Thaeme e Thiago, Léo Magalhães, Bruno e Marrone e Thiago Farra.

Apesar do aumento, as atrações sertanejas ainda não são maioria na programação do São João de Campina Grande. Ao longo dos 31 dias de festa, já foram anunciadas pelo menos 68 atrações, sendo que apenas 10 são de artistas da música sertaneja. A maioria do shows ainda são de grupos de forró.

A novidade coincide com a explosão do sertanejo feminino no país, mas também com a terceirização da organização do Maior São João do Mundo. Pela primeira vez, uma empresa privada vai realizar o evento, e a Prefeitura de Campina Grande vai patrocinar a festa, pagando R$ 2,9 milhões.

Em nota, a empresa Aliança, que coordena o evento, avaliou que não há uma “invasão sertaneja” na programação do São João de Campina Grande. Segundo a coordenação, mais de 60% da grade principal da festa é composta por grupos de forró.

“Vale lembrar que, no total, O Maior São João do Mundo terá mais de 500 shows em 10 polos. Só os trios de forró pé-de-serra farão cerca de 270 apresentações. Além disso, haverá outros 100 shows de bandas locais de forró. A produção acredita que a programação geral está fortemente comprometida com a tradição dos festejos juninos”, diz a nota.

Sobre as atrações de expressão nacional, a empresa afirmou que a intenção é agradar o público. “A coordenação entende que os grandes nomes da música popular brasileira, que integram a grade, atendem aos anseios da população, pois poderá ver seus maiores ídolos de perto e sem ter que desembolsar nada por isso. O São João de Campina Grande é, antes de tudo, uma grande festa democrática e multicultural, na qual se busca contemplar o desejo do grande público”, conclui.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Postagens populares