Michel Teló - Vocalista da Banda Detonautas "defende" Michel Teló

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012


Abaixo, reprodução do texto "Anarquia de Michel Teló", publicado hoje, no Blog Tico Santa Cruz - Clube da Insônia. O autor é vocalista da Banda Detonautas Roque Clube.



O sucesso de Michel Teló me chamou atenção.

Tudo começou quando ouvi minha filha de 3 anos cantando essa musica que virou febre na Europa e que já vinha fazendo estrondoso barulho pelo Brasil.

Não entrarei nas questões relacionadas ao gosto musical, estilos e etc, porque acredito que isso seja perda de tempo. Cada qual tem suas peculiaridades e musica é estado de espírito.

Não saberia cantar mais do que o Refrão do “Ai, delícia, assim você me mata...”

Por que o negócio é tão absurdamente contagiante que mesmo sem nunca ter parado para ouvir a musica, sei cantar essa parte.

Sou simpático a Teló, mesmo sem conhecer a sua trajetória como artista.

Não gosto de Sertanejo Universitário porque não me identifico com as letras.

Todavia, entendo que estas falem ao coração e ao estilo de vida de muitos Brasileiros, daí todo este estardalhaço. O Sertanejo Universitário, nada mais é do que uma mescla de vários estilos populares como Axé, Pagode, Sertanejo e até pitadas de forró, com um personal stylist cuidado da imagem do cantor, um bom investidor que disseminará centenas de milhares de discos em todos os lugares que você possa imaginar, de igrejas a puteiros, e como todo bom negócio, tentar retirar o lucro depois nas apresentações.

O Sertanejo Universitário é um produto como outro qualquer. Ele tem metas, tem pessoas inteligentes trabalhando nas estratégias de marketing, tem um público sedento para consumir e data de validade para acabar. Inclua nesta Formula: Mulheres bonitas, álcool, badalação, a alma festeira do povo Brasileiro e tudo se encaixará perfeitamente.


Mas não estou aqui para fazer a análise da construção de um produto de sucesso. Como observamos em outros estilos, inclusive no Rock, isso é uma realidade há tempos e aquele papinho de artista que se junta e passa anos e anos na estrada procurando seu caminho, batendo de porta em porta por um espaço, tocando por horas e horas em garagens para construir uma carreira, parece não fazer mais parte do cenário atual. Não há mais tempo para isso. A velocidade do consumo deve ser proporcional a velocidade das novidades, porque o tempo de duração de um “artista” é cada vez mais volátil. O Dinheiro sempre mandou e agora manda ainda mais.


Eis que entre o Fenômeno de vendas e de público, Luan Santana, já consolidado em seu segmento com toda a infra-estrutura que construiu com sua carreira meteórica e vem trazendo na cola milhares de outras duplas e cantores que penteiam o cabelo de forma semelhante, usam o mesmo linguajar e tem uma estrutura de produção de dar inveja a grandes nomes internacionais da musica, aparece um loirinho com cara de quem não quer nada e BUMMMMMMMMMM.

Arrebata toda atenção.


Rapaz, que vi algumas poucas vezes zapeando a TV. De alguns dias para cá, virou fenômeno no planeta terra!!!

Tem uma musica tocada nos principais países europeus, dançada por Soldados Israelenses, vídeos com recordes de acessos no Youtube e o mais interessante...

Espontaneamente.

Ao transcender as barreiras do Brasil, independente do que diga a letra ou do que represente como arte ou não a elite intelectual desse país em que o sucesso é pecado, como dizia Tom Jobim, , Michel Teló vira reportagem de uma super revista influente do MUNDO e pega todos os holofotes para si.

O mais legal?

Sem que ninguém enfiasse a musica dele goela abaixo dos Gringos.

Sem que tivesse uma assessoria de imprensa moldando a imagem dele como garanhão, ou mesmo criando personagens para agradar menininhas pré-menstruadas, para o mercado INTERNACIONAL. Por mais interessante e relevante que seja o trabalho de marketing desses importantes profissionais que constroem a imagem dos ídolos teens desse país, sabemos que isso em 99% das vezes acaba por só funcionar por aqui mesmo, e minha simpatia por Teló vem de justamente conseguir transcender isso e comprovar o quanto é extraordinário o poder da internet e a

Imprevisibilidade ao programar certas ações.


Dizem que isso é resultado da junção da coreografia que jogadores de futebol estrangeiros fizeram e que chamou atenção do público e consequentemente levou a musica e a dança aos olhos e ouvidos de outros povos. Ainda sim, não é interessante o caminho por onde conseguiu quebrar as barreiras? Não é fora dos padrões? Não é uma outra esfera por onde possamos ver o quanto estamos conectados e tão próximos.


Há quem vai jogar as pedras de sempre, e fazer criticas previsíveis como “isso não pode representar a cultura Brasileira lá fora”, “A letra não diz nada, é uma bobagem” e bla bla bla bla bla bla bla bla....


Caguei toneladas.

Achei divertido a forma como se disseminou e simpático com um artista que provavelmente nunca imaginou que isso pudesse acontecer, enquanto outros já estavam com milhares de estratégias montadas para atacar o mercado internacional, cheio de regras e com especialistas programando tudo minuciosamente, conseguiu chegar lá.


Alguns chegaram a insinuar sucesso internacional, mas sabemos que não passaram de blefes, porque em geral, quem consome este tipo de “sucesso internacional” são brasileiros que vivem no estrangeiro.

Teló não, ele atingiu mesmo os estrangeiros e seu viral pegou muita gente de calça arriada... e isso me divertiu, porque sei como funciona o meio musical e o quanto deve ter empresários arrancando fios de cabelo nesse momento.

Numa boa... numa onda leve é que escrevo esse artigo. Até porque não tenho vínculo nenhum com o artista em questão e nem sou entusiasta do estilo.


Se Michel Telo, segundo as publicações especializadas, toca hoje na Europa mais do que artistas ingleses tradicionais e importantes é porque a internet e a maneira de disseminar conteúdo definitivamente se estabeleceu como “ANARQUICA”, fora do CONTROLE e isso é o suficiente para ter minha admiração.


Sorte dos compositores, que ficarão milionários, porque lá fora se pagam direitos autorais sem a roubalheira que é no Brasil e bom para o artista que deu uma revira-volta interessante no meio do Sertanejo Universitário. Sem querer (ingenuidade minha?) foi fazer um mestrado lá fora!!!!!


Como não entendo bulhufas dessas novas modas, o que tenho a dizer é: APROVEITE O MOMENTO E FAÇA TUDO QUE CABE AGORA, porque sabemos que para conseguir repetir uma façanha dessas, muitas outras variáveis pesarão... a primeira delas é que não será mais uma novidade.


Boa sorte Teló, desfrute do que conseguiu.

Ta sendo divertido acompanhar isso tudo.

Abs

Tico Sta Cruz

0 comentários:

Postar um comentário

 

Postagens populares