Pedro - Não deve ser transferido por enquanto para SP, avaliam médicos

segunda-feira, 23 de abril de 2012



A equipe médica do Instituto Ortopédico de Goiânia (IOG) juntamente com a médica coordenadora do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, Ludmila Hajjar, avaliaram, na manhã desta segunda-feira (23), o quadro clínico do cantor Pedro e constataram que o jovem não pode ser transferido ainda para o hospital na capital paulista. O cantor, filho do sertanejo Leonardo, está em coma induzido desde sexta-feira (20), depois de sofrer um acidente de carro na MGC-452, próxima à divisa entre Goiás e Minas Gerais.


Em entrevista coletiva, Ludmila Hajjar informou que está em Goiânia para auxiliar na avaliação clínica do paciente. "Diante de toda a gravidade, o quadro dele é bastante instável e, neste momento, não será possível removê-lo. Precisamos aguardar por uma estabilidade clínica maior", avalia. Ela explicou que, somente se Pedro mantiver essa estabilidade por um período de seis a oito horas sem alterações, a equipe voltará a pensar em transferência. "Uma melhora pode levar horas e uma piora pode acontecer em segundos", alertou.


A neurologista do IOG Edilene Guiotti também rejeita, neste momento, a transferência do cantor. "A pressão intracraniana dele chegou a acelerar, mas nós conseguimos controlá-la. O cérebro dele é viável, apesar da gravidade, mais ainda não é tempo para pensarmos em tirá-lo daqui. O momento é bastante crítico e o importante e mantê-lo vivo", disse.


Parada cardiorespiratória
A assessora do cantor Leonardo, Ede Cury, informou ao G1, na manhã desta segunda-feira (23), que familiares foram pegos de surpresa com a notícia de que o cantor Pedro havia sofrido uma parada cardiorespiratória nesta madrugada."Nós não esperávamos por isso. Todos nós pensávamos que seria como uma viagem com escalas, ou seja, o tratamento passaria por etapas, começando por Itumbiara, passando por Goiânia e, em seguida, para São Paulo, e ele ficaria bem", disse.



Segundo ela,  os médicos estão tentando conter a febre do menino: "Ele está com muita febre, com 40 graus e os médicos estão tentado conter com banhos de gelo". Sobre uma possível transferência, a assessora informou que está sendo analisada: "Estamos com uma UTI aérea de prontidão, mas é preciso esperar ainda, porque no avião a pressão é bem maior, o que pode prejudicar o Pedro. Caso ele seja transferido, deverá ser para o Hospital Sírio Libanês, em Saõ Paulo".


O cantor Pedro, filho do sertanejo Leonardo, teve uma parada cardíaca às 4h da manhã desta segunda-feira, que teria durado seis minutos, segundo informações dadas pela assessora do cantor Leonardo. De acordo com ela, ele encontrava-se estável por volta das 6h30 desta segunda. A família do cantor estuda a possibilidade de transferí-lo para um hospital em São Paulo.


Piora no quadro clínico
Durante uma entrevista coletiva no domingo (22), a equipe médica que atende o cantor havia confirmado que o artista havia apresentado uma piora clínica em seu estado de saúde. De acordo com o diretor do hospital, Newton Tristão, exames feitos entre a noite de sábado e a manhã de domingo mostraram que "houve uma piora clínica" no edema cerebral de Pedro e o quadro é de instabilidade. Tristão afirmou, porém, que essa piora era prevista, dentro da gravidade do caso.



"Houve uma piora, sim, no quadro clínico dele, mas já esperávamos isso por causa da gravidade e por ele ainda estar nas 72 horas consideradas críticas. Então, todo paciente com estas características correm risco de morte", ressaltou o médico.


Em entrevista coletiva, a equipe médica afirmou que não há previsão para que ele saia do coma induzido. De acordo com a neurologista Edilene Guiotti, o tempo é um aliado na recuperação: "O tempo é fundamental para a evolução do paciente, mas não podemos falar em datas, até porque não temos condições clínicas para poder acordá-lo. Na verdade, estamos esperando as respostas que ele nos dá. O Pedro é quem vai nos dizer o que devemos fazer". Os médicos afirmaram ainda que ele apresenta trauma ortopédico, pulmonar, abdominal e do crânio.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Postagens populares